Ensino Médio A proposta pedagógica para o Ensino Médio do JELM Colégio e Cursos é promover o indivíduo em sua totalidade com uma proposta humana de trabalho, visando a uma sólida formação científica, moral, ética e cristã, contribuindo assim com a construção de uma sociedade mais justa, ética e com mais conhecimento. O JELM Colégio e Cursos trabalha com a pedagogia afetiva - dedica-se com amor à tarefa de educar. O ensino atenderá aos princípios de liberdade e aos ideais de solidariedade humana, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo básico para o trabalho e seu exercício da cidadania. No Ensino Médio, etapa final da educação básica, a Escola terá como objetivo: A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, trabalhando as competências e as habilidades, possibilitando assim ao aluno prosseguir seus estudos; A preparação básica para o trabalho e a sua cidadania, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. Esse aprendizado multidisciplinar é prioridade no Colégio, pois procuramos contextualizar a metodologia de ensino com a realidade de ENEN e dos diversos vestibulares. O seu aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. No Ensino Médio, os componentes curriculares terão o tratamento metodológico que for mais adequado a cada assunto. Trabalhamos com excelência no ensino, os professores bem preparados, estrutura curricular diferenciada, carga horária, parceria com instituição universitária, acompanhamento psicológico, sistema de avaliação diferenciado, palestras com profissionais de áreas específicas, este trabalho faz toda diferença. Nos preocupamos em oferecer uma estrutura que atende a todas as necessidades dos jovens, não somente no conhecimento específica, mas também na sua formação ética e profissional. É a partir dessa concepção de currículo que organizamos o trabalho nas disciplinas escolares, fazendo com que o trabalho a ser vivenciado com os jovens no ano letivo objetive a consolidação de três grandes competências – recursos cognitivos - a serem desenvolvidas nas quatro áreas e em todas as disciplinas. Os pressupostos para a estruturação de habilidades específicas são: Dominar as linguagens postas para as áreas de conhecimento e disciplinas escolares; Compreender fenômenos a partir da construção e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento; Enfrentar situações-problema a partir da seleção, organização, interpretação de dados e informações constituídas nas diferentes áreas de conhecimento. Decorrentes dessas competências, as disciplinas escolares que compõem a matriz curricular articularão a constituição de habilidades específicas tendo como referências os conteúdos escolares propostos para as aprendizagens. Esses conteúdos vale ressaltar, estarão atrelados aos seguintes princípios: Relevância cultural e histórica; Instrumentalização para as habilidades enquanto recursos cognitivos; Referências nas matrizes dos processos seletivos das universidades públicas do estado.
Missão Proposta Educacional Valores Educando Alunos para a Vida Infantil Objetivo Início Esporte Localização Fale conosco Informativo Notas do Aluno Visão Ensino Médio Galeria de Fotos Ensino Fundamental O Colégio